Os anos 90 foram marcados pela explosão do Grunge, estilo musical que mistura punk com heavy metal. O grunge carrega o significado de “sujeira” ou “imundice” em inglês, e no geral é esse o estilo que as bandas e os fãs carregavam, eram uns caras com cabelos longos e bagunçados, usando umas roupas largadas e velhas.

O movimento começou a surgir nos anos 80 em Seattle com as bandas Green River e Soundgarden sendo as primeiras bandas do gênero a gravar para o selo Sub Pop onde o selo independente se tornaria sinônimo de grunge, e futuramente dos integrantes de bandas desmanchadas nos anos 80 surgiram algumas bandas fortes do cenário como Mudhoney e Pearl Jam, e devido ao tamanho do sucesso que foi, a MTV espalhou para o mundo todo o grunge contribuindo para a febre mundial dos anos 90 desbancando até o Rei do Pop Michael Jackson (confira o Pacóvios DOC dele aqui).

Bandas Grunge

Podemos listar aqui várias bandas que fizeram um bom Grunge, porém vou listar aqui 4 álbuns que foram essenciais para o cenário musical dos anos 90 e que continuam fazendo a cabeça de muitos fãs por aí, vamos nessa:

Nevermind – Nirvana

Pode-se dizer que Nirvana foi a banda que mais fez sucesso nesse cenário, principalmente com o seu segundo álbum Nervermind lançado em 1991 e com o boom que foi acabou tomando a liderança do Michael Jackson nas paradas. A banda que ficava entre seus versos calmos e barulhentos, e com seus refrões pesados lançou apenas 3 álbuns de estúdio (Bleach, Nevermind e In Utero) 2 EP’s (Blew e Hormoaning) após a morte de Kurt Cobain foram lançados alguns  trabalhos ao vivo e coletâneas, esse que foi o porta-voz dessa geração. A banda foi formada por Kurt Cobain e Krist Novoselic e tiveram diversos bateristas, e quem mais tempo ficou na batera foi o Dave Ghrol por 4 anos.

Ten – Pearl Jam

Com uma voz potente como a de Eddie Vedder e a guitarra de Stone Gossard o álbum Ten foi lançado em 1991 (apenas um mês antes de Nirvana lançar Nervermind) e foi o álbum de estreia do Pearl Jam através do selo Epic Records, não tinha como não ser ‘épico’ dessa forma, porém não foi sucesso imediato e foi estourar só no final de 1992. Com músicas como “Jeremy”, “Alive”, “Black” e “Even Flow” esse álbum é aclamado até hoje por ser um dos melhores dessa década, e não é por menos pois são músicas muito fodas. Pearl Jam ainda esta na ativa e lançou 10 álbuns desde 1991.

Superunknown – Soundgarden

Quarto álbum da banda, com faixas como “Black Hole Sun” (que a MTV tocou incansavelmente), “Spoonman” e “Fell On Black Days”. Superunknown foi lançado apenas algumas semanas após a morte de Kurt Cobain, onde foi deixado um buraco no coração dos fãs. Foi o lançamento mais bem sucedido da banda até hoje, com ele Soundgarden ganhou dois Grammies em 1995.

Dirt – Alice in Chains

Para mim é o melhor álbum desses que eu listei aqui rsrs. Dirt foi lançado em 1992 e foi o segundo álbum da banda Alice in Chains após ganhar disco de ouro com o seu primeiro álbum Facelift, mas foi o que fez a banda estourar vendendo mais de 5 milhões de cópias no mundo todo e é considerado também um clássico da era de ouro do grunge. O álbum foi gravado quando o vocalista Layne Staley sofria devido ao vício em heroína (vício que o levou a morte em 2002) o que trouxe um tom mais sombrio e pesado em suas músicas. O álbum conta com sucessos como “Dirt”, “Down in a Hole”, “Hate to Feel”, “Angry Chair”, “Would?” enfim, Dirt é foda pra caralho!


Grunge, o BOOM dos anos 90!

Esses foram só alguns dos vários álbuns fodas que o grunge nos deu, comentem aí quais bandas e álbuns vocês mais curtem!

Bandas Grunge