Olá pessoal, como estão vocês? Estamos aqui mais uma semana com o nosso quadro que enfatiza a cultura japonesa aqui no blog Pacóvios, e dessa vez o mangá e anime que vamos relembrar e apresentar hoje se chama Babel Nisei!

Babel (5)

Pintura da famosa Torre de Babel

Babel II, Babel Nisei, ou como ficou conhecido aqui no Brasil, “Babel Segundo”, é uma série shonen, de mecha e fantasia sobrenatural escrita por Mitsuteru Yokoyama (criador das séries Tetsujin 28-go, Giant Robô, Akakage e etc.) no ano de 1971 pela editora Akita Shonen na revista Weekly Shonen Champion, com 12 volumes lançados no total.

Babel II - 3

Por ser uma obra de um mangaká renomado como Yokoyama, o mangá foi transformado em uma série de televisão no ano de 1973 pela gigantesca e visionária Toei Animation e exibida no canal japonês de TV NET (Atual TV Asahi). A série fincou no ar de janeiro de 1973 até setembro do mesmo ano, e teve um total de 39 episódios lançados.

Após a finalização do anime, outro mangá relacionado à franquia foi produzido, recebeu um nove diferente e um pouco inusitado de “His Name is 101”, e é uma sequencia de Babel II, porém a história se passa em um espécie de universo paralelo. O mangá de His Name is 101 também foi publicado pela editora Akita Shonen só que a tiragem era mensal e pela revista Monthly Shonen Champion, seu lançamento foi de 1977 até 1979 totalizando 5 volumes lançados.

No ano de 1992 a série retornou com uma OVA de 4 episódios intitulada Babel II – The Awakening, foi produzida pelo estúdio J.C. Staff e ficou no ar de março de 1992 até outubro do mesmo ano. Essa OVA chegou aqui no Brasil com o nome Babel II – O Despertar, e foi distribuída em DVD, porém as cenas dos quatro episódios foram cortadas para que a mídia tivesse um tempo de 60 minutos, oque obviamente fez com que a trama ficasse sem muito sentido.

Babel II - 1

Alguns anos se passaram sem nenhuma novidade sobre a série até que em 2001 outra série de anime foi anunciada e lançada, intitulada de Babel II – Beyond Infinity, foi produzida pelo estúdio Vega Entertainment, e exibido pela emissora TV Tokyo de outubro de 2001 até dezembro do mesmo ano com apenas 13 episódios lançados.

Babel II - 4

O último lançamento da série aconteceu no ano de 2010, quando outro mangá foi produzido e publicado, conhecido como Babel II – The Returner foi escrito por Takashi Noguchi e publicado pela antiga editora da série Akita Shonen em uma revista de gênero seinen chamada de Young Champion.

Babel (8)

Capa do mangá Babel II – The Returner

Enredo:

Conta à história de um garoto chamado Koichi Yamano, um garoto que leva a fatídica e chata vida de colegial, até que um dia um supercomputador da Torre de Babel (que de alguma forma existe no universo do mangá rs) o autoriza a ser o mestre da legendária torre, pois é descoberto que o pequeno garoto é um descendente distante de um alienígena chamado Babel. Yamano então descobre que ele é a reencarnação da entidade alienígena que viveu sobre a terra a mais de cinco mil anos atrás. Koichi herdou o intelecto super-humano, a força física e outros diversos poderes sobrenaturais de Babel com os seus novos poderes, ele deixa a torre junto com seus três novos protetores e serventes de Babel: o é Rodem (Lodem), uma habilidosa pantera negra, o é Ropross, um gigante robô pterodátilo, e o é Poseidon, um robô aquático gigante que vive em baixo do oceano e sai triunfante quando é convocado. (também não sei qual a relação entre os três protetores rs!). Com seus novos poderes, Koichi também herdou a responsabilidade de defender a o planeta terra de todas as ameaças do mal, e a principal delas é Yomi um monarca poderoso que também é um descendente distante de Babel, porém sua ambição é utilizar os seus poderes sobrenaturais para governar o mundo a sua maneira.

Babel II - 5

O enredo da história His Name is 101 – “Sono na wa 101”

Em uma base de operação existe um ser chamado de “número 101”, essa base é um dos laboratórios secretos administrados pela CIA. O garoto é ninguém mais, ninguém menos que Koichi Yamano, que uma vez foi chamado de Babel II e salvou o mundo das forças do mal. Koichi descobre que seu sangue tem a habilidade de salvar vidas, e após lutar contra Yomi, ele se submete a doar seu sangue para a CIA para que ela possa utiliza-lo da melhor forma e salvar o máximo número de vidas possível. Entretanto, ele descobre foi traído, e que o laboratório da CIA utilizou seu sangue para ao invés de salvar vidas, produzir clones super-humanos de Babel artificialmente. Koichi então escapa do laboratório e decide exterminar os super-homens produzidos com seu sangue que estão espalhados por todo o mundo. Infelizmente os três companheiros de Babel II, Lodem, Ropross e Poseidon estão confinados no subsolo do centro de testes nucleares da CIA, e Koichi é forçado a lutar sozinho.

Vendo essa imagem de Babel II – O Despertar vocês se perguntam se Koichi não se parece muito com algum outro personagem animado não é mesmo? Não seria o Seiya do anime Saint Seiya? (Os Cavaleiros do Zodíaco), pois bem, é sim! Koichi é exatamente igual a Seiya e o motivo disso não é porque o autor do mangá é o mesmo, porque não é. Quem criou Saint Seiya foi Masami Kurumada, e quem criou Babel foi Mitsuteru Yokoyama, porém o que essas duas séries tem em comum é o talento de um determinado cara, os traços de sua arte são muito fácies de se reconhecer, além de serem muito nostálgicos para alguns, estou falando de Shingo Araki (1939 – 2011), o ilustrador de Babel II, Saint Seiya e outros animes.

Babel II - 2

Por fim Babel II é uma ótima série, e uns dos mais bem feitos trabalhos do grande artista e mangaká Mitsuteru Yokoyama, quem puder assistir e acompanhar a série, que o faça, vocês não vão se arrepender!

Estamos chegando ao fim de mais uma edição do Mangás da Semana aqui no Pacóvios, espero que tenham gostado e até semana que vem!

 

Ilustração - Shingo Araki

(Ilustração foda de Shingo Araki do cavaleiro de Fênix, Ikki – Saint Seiya)

Até a Próxima!