Nem só de novidades vive o cinema. Com uma história muito rica desde sua criação, há alguns filmes mais clássicos que merecem também a sua atenção e carinho. Nesta lista, eu trago 15 obras cinematográficas que merecem ser vistas (ou revistas também, porque não?).

 

15 – Máquina Mortífera  / (Lethal Weapon)

Dois policiais completamente diferentes (Um cinquentão, apenas querendo a sua aposentadoria, e outro é um alcoólatra e depressivo, que vive sempre no limite) precisam unir forças para desmantelar uma quadrilha de traficantes de drogas, composta por ex militares do Vietnã.

Aproveitando o momento de filmes policiais dos anos 80, o roteiro de deste filme  pode ser bem simples. Porém a condução que o filme toma o torna um clássico instantâneo. Danny Glover (O cansado Murtaugh) e Mel Gibson (Com o maluco Riggs) formam uma dupla perfeita e cativante, divertindo e levando o filme com uma leveza e diversão. É o filme perfeito para matar uma tarde chuvosa (Âhn, Ãhn, pegou a piada?)

14 – O Predador  / (Predator)

Um major lidera a equipe de resgate em uma selva da América Central, para encontrar um ministro estrangeiro e seu grupo, que saíram da rota durante a viagem. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros. Porém, o que eles não sabem é que a floresta esconde algo muito mais perigoso.

Mais um dos filmes dos famosos “brucutus” do cinema americano. Além de presentear o mundo com os melhores memes do Arnoldão Schwarzenegger (Seu famoso aperto de mão com o Carl Weathers vem daqui, além do “GET TO THE CHOPPA!”), o filme também faz com que seja apresentado ao mundo um dos grandes monstros da atualidade, o Predador. Grande rival do Alien, de Ridley Scott,  este é seu filme de Debut, que funciona muito bem e é muito divertido.

13 – Dirty Dancing

Um casal de classes diferentes se encontram em uma festa e criam laços por meio da dança. Porém, quando a família dela descobre o romance, a vida a dois e o campeonato de dança que o casal vai participar fica ameaçado.

Mesmo considerado um filme água com açúcar, bebendo muito da fonte de Grease, a recepção do filme foi muito boa, chegando a 65% de reviews positivos dos críticos no site Metacritic e uma nota 8.2 do público geral. Além de ser o filme que projetou Pratick Swayze ao estrelato e ser referência a muitas outras películas posteriores.

12 – Namorada de Aluguel / (Can’t Buy Me Love)

Jovem tímido e trabalhador, que sempre sonhou em se tornar popular no colégio, descobre que a garota mais bonita da escola está precisando de dinheiro para comprar um vestido. Com isso, ele faz uma proposta que ela não pode recusar: Ele empresta o dinheiro, desde que ela finja ser a namorada dele.

Com uma recepção mista da crítica, este é mais um caso de filme mediano que ganhou status de cult, depois de muito tempo. Mesmo muito parecido com os filmes do John Hughes, sua direção, produção e roteiro são de outros artistas (Mesmo que ele mantenha o espírito das obras). É também o filme de mudança de carreira de Patrick Dempsey (Que veio a se tornar galã, com seu papel em Grey’s Anatomy).

11  -Robocop – O policial do futuro

Em uma Detroit distópica e totalmente corroída pelo crime, um policial é praticamente assassinado por uma gangue de criminosos. Recolhido, ele é transformado em um ciborgue, em um projeto para criar super policiais, se chamando Robocop.

Muito bem recebido pela crítica e público, Robocop foi um sucesso tão estrondoso que colocou seu personagem principal no mapa dos grandes ícones, além de gerar muitos outros produtos, como continuações, games, desenhos, brinquedos e muito mais. Muito devido ao seu trunfo de ter uma história profunda, que discute muitos pontos importantes da sociedade na época. Seus efeitos, mesmo não sendo assim tão bons atualmente, na época eram revolucionários.10 –

10 – Wall Street – Poder e Cobiça

Corretor da bolsa jovem e ambicioso consegue conhecer o milionário que ele idolatra, sendo contratado por ele. Porém, quando chega no ápice da riqueza, ele começa a ver sua vida pessoal ruir totalmente.

Um dos grandes filmes do diretor Oliver Stone, este é um dos grandes títulos que qualquer fã de cinema precisa assistir. Com uma grande parte das cenas acontecendo em ambientes corporativos, é um dos filmes que representa muito bem a agressividade e a voracidade com que os negócios são feitos em Wall Street. Além de dar a Michael Douglas o Oscar de melhor ator no mesmo ano.

9  -Bom dia, Vietnam / (Good Morning, Vietnam)

DJ é recrutado para comandar programa de rádio das forças armadas estado-uniense. Divertido e irreverente, ele agrade os soldados, porém enfurece um segundo-tenente que tenta prejudicá-lo a todo custo. Porém sua missão é difícil, já que o DJ é protegido dos altos escalões.

Robin Williams rouba a cena como o DJ Adrian Cronauer, sendo até elogiado pelo verdadeiro Adrian. Porém, ele diz que por volta de 45% do que aparece do filme é verdade, chegando a dizer que, se fosse igual ao que aconteceu, ele iria para a corte marcial.

8 – Os Garotos Perdidos / (The Lost Boys)

Dois irmãos mudam com a família para cidade pacata. Porém o irmão mais velho começa a ter comportamentos estranhos quando começa a andar com alguns outros jovens  da cidade, que são vampiros e estão a fim de adicionar mais alguns jovens no seu bando.

Filme que é um misto de aventura e terror, ele pode ser colocado no mesmo patamar de filmes como a Hora do Espanto. São filmes divertidos, engraçados e repletos de terror e ação na medida certa. Não há uma grande atuação digna de Oscar, mas elas são bem francas, do jeito que é possível ver uma verdade.

7 – Nascido para Matar / (Full Metal Jacket)

Filme com duas passagens distintas sobre a guerra do Vietnam. A primeira é sobre o ingresso dos jovens americanos na academia dos fuzileiros navais e toda a preparação para o envio para a guerra. Já na segunda, vemos os recrutas na guerra e muito de suas opiniões sobre o envolvimento americano no confronto.

Um dos filmes mais elogiados de Stanley Kubrick, é mais um que se utilizou da temática da guerra para expor suas opiniões sobre o conflito. Mesmo aclamado pelos críticos, muitos dizem que sua fama foi “roubada” por conta do lançamento de Platoon um ano antes. Mas as marcas do diretor, como o humor negro, a verborragia constante e os comentários politicamente incorretos são a alma do filme.

6 – Os Intocáveis / (The Untouchables)

A história gira em torno da cidade de Chicago dos anos 30, em que um agente do FBI une um pequeno grupo de policiais confiáveis para derrubar o chefe e gângster do império de contrabando de bebidas.

Um dos melhores filmes da história, os Intocáveis tem um elenco de peso e obteve uma recepção entre os críticos de 81%, mesmo com algumas pequenas críticas. Mas nenhuma delas retira o brilhantismo que o filme possui.

5 – A Princesa Prometida / (The Princess Bride)

Contada em duas partes conjuntas. Na primeira, um avô conta a história do livro A Princesa Prometida para seu neto adoentado. Já na segunda, temos a história do livro, sobre um casal que se separa, mas tenta lutar contra todos para conseguir se encontrar de volta. Estas histórias vão se intercalando durante o filmes, já que uma é o livro da outra.

Com um sucesso modesto no cinema, a Princesa Prometida se tornou um cult classic com o tempo e os ótimos reviews que o filme possui. Sua nota é de 97% no Rotten Tomatoes, sendo eleita em 2000 como uma das comédias mais divertidas do mundo.

4 – Três Solteirões e um Bebê / (Three Men and a Baby)

Três amigos, solteirões convictos, descobrem um bebê na sua porta que é fruto de um romance dos três. Sem saber o que fazer eles a recolhem e começam a cuidar dela, sendo até envolvidos em um problema com drogas que envolvem os amigos de um deles.

Um dos blockbusters mais repassados da sessão da tarde, este é um filme divertido, engraçado e despretensioso, que diverte da maneira certa. Tom Selleck, Ted Danson e Steve Guttenberg estão muito à vontade  no papel dos três solteirões e até o elenco de apoio manda bem, na medida do possível.

3 – O Último Imperador / (The Last Emperor)

O filme conta a vida do último imperador da China. Após a vitória comunista, ele é pego pelo exército soviético e é preso na Gulag, onde vive de 1945 a 1949, quando ele é entregue a custódia da China, onde vive até o final dos seus dias.

Sua recepção com o público foi bem favorável, principalmente por se tratar de um filme com um cunho mais histórico de um país que, ainda naqueles dias, era um inimigo natural dos países aliados dos EUA. E, como um filme de arte, concorreu ao Oscar e arrebatou 9 estatuetas.

2 – Falcão – O Campeão dos Campeões / (Over the Top)

Caminhoneiro solitário, que abandonou a sua família por conta da relação com o sogro, reencontra seu filho e precisa se reaproximar dele, enquanto compete em um campeonato de braço de ferro e, Las Vegas.

Mais um daqueles filmes produzidos e estrelados pelo Sylvester Stallone. Muitos dizem que não deveria nem ter saído do papel, outros dizem que é uma das melhores histórias que ele já fez. O que eu posso dizer é que é mais um daqueles filmes divertidos, para passar uma tarde sem compromisso.

1 – O Sobrevivente / (The Running Man)

Em um futuro apocalíptico de (pasmem) 2017, os Estados Unidos estão em colapso e dentro de um estado policial totalitário. Neste cenário, um piloto das forças aéreas se recusa a obedecer uma ordem e é mandado para um programa televisivo onde ele precisa lutar pela sua vida.

Arnold Schwarznegger faz o personagem principal desta epopeia da ficção científica. Com uma história centrada e fechada, é mais um daqueles filmes de Brucutus dos anos 80 clássicos, com muita porrada, frases de efeito e violência. Os ingredientes certos para um filmes de pura diversão descompromissada.

 

Esses foram os meus 15 filmes (fora de ordem) que completam 30 anos em 2017. E você, conhece mais algum? Deixa aqui embaixo nos comentários.

 

Wags Junior é jornalista, publicitário e tá quase fazendo 30 anos no cinema também. (Sad, but true).