O espaço sempre foi a fronteira final. É o espaço em que, quanto mais descobrimos, menos sabemos. E isso se reflete em nossas obras, principalmente as de ficção científica. Gênero de história voltada para as evoluções genéticas e tecnológicas.

Com o tempo, a ficção científica ganhou alguns filhotes. E um deles é a Space Ópera ou, como é conhecida no Brasil “Ópera Espacial” ou “Novela Espacial”. Com roteiros exagerados e dramatizados, a Space Ópera foi chamada, durante um tempo, de “super ficção”. Geralmente, estas histórias envolvem grandes corporações ou impérios que abrangem grandes extensões do universo, máquinas e seres de outros universos, grandes batalhas estelares, tecnologia altamente futurista.

E, para comemorar a chegada de Guardiões da Galáxia, a mais nova e consagrada Space Ópera do cinema, escolhi aqui 5 películas  ou franquias indispensáveis para o gênero.

 

5 – Stargate

Em umas ruínas do antigo Egito, uma escavação da década de 30 encontra um portal de pedra. Depois de muito tempo, os militares resolvem achar um propósito e chamam um egiptólogo pouco convencional para entender o círculo. Com isso, eles descobrem que aquele é um portal supercondutor que leva a outro planeta, mandando uma equipe até o local para investigar.

Com início no longa metragem, Stargate fez tanto sucesso que teve continuações em outras mídias. É possível encontrar histórias em três telesséries, além de uma animação e mais uma série de livros. É uma série interessante, pois se passa justamente no presente, então a tecnologia Stargate é tratada como segredo de estado.

 

4 – O Quinto Elemento

Em um futuro distópico, onde carros flutuam e as pessoas moram acima das nuvens, dominados por mega corporações e com uma forte presença de alienígenas, um ex-soldado e motorista de taxi se envolve em uma aventura para proteger o quinto elemento aquele que trará a  paz e destruirá a escuridão.

Divertido, irreverente, arrojado, colorido, eles são alguns dos adjetivos mais utilizados para definir esta obra de Luc Besson. Com uma história fechada e bem conduzida, é muito fácil se ambientar e se sentir confortável neste mundo criado pelo diretor. E a força deste universo é sentida até hoje, 20 anos depois do lançamento do filme

 

3 – Alien – O Oitavo Passageiro

Uma nave de minérios voltando do espaço profundo acorda a sua tripulação ao receber um pedido de resgate vindo de uma lua distante. Eles partem para o socorro, sem saber do perigo que os espera.

Não apenas um Space Ópera inovadora e completamente diferente, mas também revolucionou o gênero de terror. Ridley Scott criou uma obra que é uma ficção científica intimista, que está localizada no espaço, mas é mais focada nos momentos de sobrevivência dos tripulantes da Nostromo.

 

2 – Star Trek

Um capitão e sua tripulação embarcam na nave espacial da Federação Unida dos Planetas, para viver altas aventuras em sua missão de cinco anos “para audaciosamente ir até onde nenhum homem jamais esteve”.

Além de uma das Space Operas mais conhecidas, Star Trek ainda é uma das franquias de maior sucesso. Com seis séries, um desenho e 13 filmes, a base de fãs fervorosos e uma referência enorme não só para a ficção, mas para a cultura pop como um todo.

 

1 – Star Wars

Em uma época dominada por um império com a mão de ferro, um jovem descobre que a sua vida pacata esconde um segredo que pode mudá-la para sempre, quando ele decide atender ao chamado para resgatar uma princesa em perigo.

Dentre todas as saga que foram citadas aqui, com certeza rivaliza muito com Star Trek. Com uma infinidade de produtos, além de filmes e séries, ainda existem toneladas de livros, muitos deles criados em um universo expandido, completamente escrito por fãs, para poder entender o quão forte são as referências da saga para a cultura pop.


Agora que você já conhece a Space Opera está pronto para mais uma aventura dos Guardiões da Galáxia, que sai na quinta, dia 27.

Wags Junior é jornalista, publicitário e tá louco para ver esse novo filme.