Hoje, na coluna de Daniel Ferraz, editor do Podcast Crocante//: Quando uma música icônica se transforma em um meme memorável, Simon & Garfunkel reinventados com ajuda da internet e da zuera.

Por: danielmferraz

Você deve conhecer algumas músicas do Simon and Garfunkel, dupla icônica dos anos 60. Eles fizeram com o Folk o equivalente que o Tom Jobim fez com a Bossa Nova aqui no nosso Brasil, só que obviamente eles não inventaram o Folk e sim popularizaram muito o estilo.

A canção “The Sound of Silence” foi composta no começo de 1964 pelo grande Paul Simon após o assassinato do presidente Kennedy. A música surpreendentemente não fez sucesso de cara porque estava numa pegada bem acústica. Aí o produtor Tom Wilson adicionou, sem o Paul saber, umas percussões, baixo e guitarra assim se tornando um sucesso somente em 1965.

Aí depois disso a música foi tema do filme The Graduate (Primeira Noite de um Homem) em 1968; e também regravada por inúmeros artistas, sendo a versão que acho mais interessante é da dupla Leandro e Leonardo que lançou em 1989: “É Por Você Que Eu Canto”.

Em 2013 a música foi escolhida para estar entre 25 canções que serão preservadas na Biblioteca do Congresso lá nos “states”. Mas essa não foi a última “condecoração” que a música recebeu.

A internet como todos sabem, faz de tudo para descaracterizar alguma coisa em prol da zoeira. Então em 2016 ela ressurge como um meme, que agora já está velho, mas apresentou para uma geração que vê ela com um olhar humorístico e com um nome diferente. Não procure “Sound of Silence” e sim “Hello Darkness My Old Friend” no Youtube. E eu culpo uma pessoa, que não tem nada a ver diretamente, mas foi quem começou isso. Essa pessoa é o Ben Affleck, que fez a porcaria de Batman V Superman e deu uma entrevista em que a internet não perdoou sua tristeza em relação às críticas negativas do filme.

Eies o meme:

Basicamente uma das minhas canções preferidas foi destruída para pessoas da minha geração que não são tão apaixonadas por música que nem eu e lembram dela por causa do meme. Não dá para ficar bravo com a internet porque a zoeira sempre ganha no final, mas agora quando eu ouço essa música eu tenho um mix de estar triste para cacete junto com uma parada meio cômica. Mas assim é a vida né, a gente perde mais que ganha.

Ouça: Sound of Silence – Simon & Garfunkel

Pacóvios: Cultura independente de tudo.