Olá pessoal, estamos iniciando mais uma edição do Mangás da Semana, e após algumas semanas falando sobre histórias com o tema esportivo, hoje vamos mudar o foco e falar sobre terror, sangue, ocultismo e muita carnificina, saindo diretamente das profundezas do inferno, Devilman.

Devilman 1

Devilman é uma mangá de ação, ficção e terror, escrito e ilustrado pelo mangaká Go Nagai, foi publicado pela editora Kodansha de 11 de julho de 1972 até 24 de Junho do ano de 1973 pela revista Weekly Shonen Magazine, foi encadernado em tankobon totalizando cinco volumes.  No começo a ideia da série Devilman iniciou a partir de outro trabalho de Nagai chamado de Demon Lord Dante, publicado em várias editoras, entre elas a própria Kodansha, só que na revista Bokura Magazine, de janeiro de 1971 até junho do próprio ano.

Como Nagai possuía Demon Lord Dante indo muito bem nas tiragens das editoras, a produtora Toei Animation fez uma proposta a ele para transformar seu mangá em uma série animada para televisão, porém os produtores queriam algumas alterações em determinados pontos da série, e após alterar diversos aspectos de sua história original, Nagai decide migrar todo o conteúdo para uma série completamente nova, Devilman nasce dessa mistura. O Anime intitulado Devilman foi produzido pela Toei e lançado em 8 de Julho de 1972 sendo exibido pela emissora NET (atual TV Asahi) e teve um total de 39 episódio, ficando no ar até Abril de 1973.

Devilman 4

É importante ressaltar que o anime foi inspirando em Demon Lord, porém com um enredo totalmente novo, e o mangá Devilman foi lançado depois do anime Devilman, no mesmo mês de Julho de 1972 com apenas alguns dias de diferença. Com os dois trabalhos tanto nas revistas quanto na Televisão sendo produzidos e lançados simultaneamente, Nagai adaptou o mangá para ter um tom mais adulto, aplicando muito mais horror e um enredo bem mais obscuro e trabalhado do que na versão de anime que era dedicado para jovens e crianças.

A série animada alcançou um ótima audiência enquanto estava no ar, porém sua popularidade foi reduzida quando começou a ser exibido pela emissora concorrente Fuji TV, outro trabalho de Go Nagai, a série mecha Mazinger Z (falaremos sobre ela no futuro). Fora do Japão Devilman foi exibido na Itália no ano de 1983 e apesar de ser bem violento teve grande popularidade por lá.

Em 1979 o mangá teve uma nova versão intitulada de Shin Devilman que também foi publicada pela editora Kodansha só que na revista Shonen Magazine Special, teve apenas 1 volume e foi produzida até 1981. Shin Devilman também ficou conhecido como Devilman 2 e Neo Devilman.

Quando a série completou 40 anos foi produzido um novo mangá de comemoração para introduzir a série na nova geração, ela ficou conhecida como Devilman G ou Devilman Grimiore, escrita por Go Nagai e Ruy Takato e ilustrada por Ruy, foi publicada pela editora Chapion Red (Akita Shonen) de maio de 2012 até janeiro de 2014.

O enredo do mangá é bem bacana:

Devilman conta a história do adolescente Akira Fudo, um garoto muito envergonhado e tímido, porém muito gentil e de coração puro. Porém infelizmente Akira perdeu seus pais muito cedo, eles morreram em um grave acidente durante uma viagem a negócios. Akira sozinho vai morar com a família de uma grande amiga e vizinha chamada Miki Makimura. Miki é uma garota muito extrovertida, inteligente e autossuficiente, ela acaba se tornando a protetora de Akira (muito tímido) e frequentemente o protege de valentões querendo ganhar vantagem em cima dele.

A história tem uma mudança drástica quando um amigo de Akira chamado Ryo Asuka o conta sobre a existência de demônios a partir de uma descoberta que o pai explorador de Ryo descobriu. A descoberta revelou algo muito assustador, “Um demônio muito poderoso está para retornar para a terra, e apenas outro demônio poderá enfrenta-lo”. Ryo então conta a Akira que uma pessoa de coração puro é capaz de prender dentro de seu corpo um demônio que tentar possui-la, e assim domina-lo. Ryo acredita que Akira seja uma dessas pessoas capazes de fazer isso.  Ele então planeja atrair o demônio para o corpo de Akira, ele faz isso o levando em uma balada e provocando brigas propositalmente para chamar atenção das forças do mal, até que finalmente um demônio aparece e tenta possui o pobre menino. Quando o demônio entra no corpo de Akira, o plano de Ryo começa a dar certo, a força maligna fica presa dentro do corpo de Akira e acaba sendo contida. Quando Akira consegue conter a possessão de Amon ele se torna um Homem demônio, o Devilman, possuindo agora a força e o poder do demônio, porém com o coração e alma de Akira, dando assim a ele total controle sobre a besta. O ser dentro de Akira não é nada mais nada menos que Amon, o Deus da Guerra, também conhecido como a besta do inferno, um dos mais poderosos demônios que existem.

Após se juntar ao demônio Amon, Akira muda completamente de personalidade, ele agora não é mais tímido e envergonhado, e sim corajoso, confiante e muito mais agressivo. E essa mudança agrada sua melhor amiga Miki, que o vê se protegendo muito bem dos mesmos valentões que o zombavam antigamente, porem Miki Makimura não sabe da existência de Amon e nem dos novos poderes de Akira.

Devilman 3

Amon e Akira (já transformado).

A história se desenrola a partir desse pressuposto e Akira passa a enfrentar diversos outros demônios em busca de finalmente poder destruir o mais poderoso demônio da profecia.

Devilman 2

O enredo muda do anime para o mangá, muitas coisas foram alteradas, e o final não é mesmo. O Final do mangá de Devilman é muito mais apocalítico e desastroso do que o final do Anime. E alguns personagens foram alterados, como é o caso de Ryo Asuka que só existe na versão do mangá, no anime foi incluído um personagem chamado Iwao Himura no lugar dele. Ryo se torna o maior vilão do mangá, o personagem Satan, já no anime o maior vilão se chama Lord Xenon (Zenon).

A série produziu alguns filmes, OVAS e também Novels:

Os Filmes:

  • Mazinger Z Vs. Devilmanum filme com uma versão alternativa misturando os eventos das duas séries, ambas de Go Nagai – 1973
  • Devilman (Live Action) – dirigido por Hiroyuki Nasu – 2004

As OVAS:

  • Devilman: The Birth1987
  • Devilman: Demon Bird Sirene1990
  • Amon: Apocalypse of Devilman2000
  • Cyborg 009 VS Devilmanem parceria com a série Cyborg 009 de Shotaro Ishinomori que já falamos por aqui2015

E os Novels:

  • Shin Devilman – escrito por Yasutaka Nagai (irmão de Go Nagai) e ilustrado por Go Nagai – 1981 ~1982
  • Devilman: The Birth – escrito por Yasutaka Nagai e ilustrado por Kazuo Komatsubara – 1987
  • Devilman: The Novel – também escrita por Yasutaka Nagai – 1999

Música da OST de Devilman:

Go Nagai possui diversos exímios trabalhos, seus mangás são muito bem desenhados e com histórias bem macabras e interessantes, Devilman é um desses trabalhos, e muito provavelmente vamos ver outros derivados dele por aqui no Mangás da Semana.

Estamos chegando ao fim de mais uma edição pessoal, semana que vem estaremos de volta com mais obras que fizeram sucesso, até a próxima, fui!

Devilass

Até a Próxima!