Olá pessoal, estamos de volta! A nossa edição de hoje será um pouco diferente e ao mesmo tempo especial, embora o nosso quadro se chame Mangás da Semana hoje teremos algo como um “Anime da Semana” rs, o anime que não possui sua versão em mangá que iremos falar hoje será Gatchaman!

Gatchaman - 1

Kagaku Ninjatai Gatchaman (Science Ninja Team Gatchaman) ou simplesmente Gatchaman é um animação de aventura, ficção cientifica e mecha, idealizada e dirigida por ninguém mais ninguém menos que Tatsuo Yoshida (Um dos pioneiros da animação japonesa, criador de diversos mangás e animes como Speed Racer) e produzido por sua própria produtora a Tatsunoko Productions.

Gatchaman - 3

A história é focada em cinco jovens treinados para se tornarem uma espécie de “ninjas super heróis” na primeira animação, os jovens são encarregados do Dr. Kozaburo Nambu um importante membro da Organização Internacional de Ciência que trava uma batalha sem fim contra a Organização Internacional Terrorista de Tecnologia que possui vilões tecnológicos avançados os Galactor’s que tentam governar o planeta Terra e assim tomar o controle de todos os seus recursos naturais e utiliza-los para o mal.

A série foi bastante aclamada e exibida em diversos países da Ásia e da América, até mesmo aqui no Brasil. Ninjatai Gatchaman teve várias adaptações nesses países e no seu país de origem o Japão, teve três continuações e uma OVA que irei cita-los agora para vocês:

Kagaku Ninjatai GatchamanGatchaman:

A primeira série da franquia foi exibida originalmente pelo canal Fuji TV de 1 de outubro de 1972 até 29 de setembro de 1974, totalizando 105 episódios lançados.

O primeiro Gatchaman foi para a América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos, e lá recebeu dois nomes diferentes:

  • Battle of Planets – 1978
  • G-Force: Guardians of Space – 1986

As duas versões da série passaram pelos canais: Cartoon Network, TBS e Anime Network. E embora a série original japonesa tenha 105 episódios, a versão americana exibiu apenas 85, e modificou o restante.

A modificação americana veio para o Brasil apenas no final dos anos 90 com o nome de G-Force: Defensores do Espaço. Foi exibida pela Cartoon Network Brasil, TeleUno, e na emissora de TV aberta a Band (Onde eu creio que a maioria de vocês assistiram ou ao menos a viram de relance na TV rs).

Kagaku Ninjatai Gatchaman 2Gatchaman II:

É a sequência direta de Gatchaman, lançada dois anos depois da primeira série. Foi produzida pela Tatsunoko Produtions e exibida pela Fuji TV de 1978 até 1979 totalizando 52 episódios.

Kagaku Ninjatai Gatchaman Fighter’s – Gatchaman Fighters – Gatchaman F:

A terceira animação da franquia e é uma sequência direta dos acontecimentos de Gatchaman II. Também foi produzida pela Tatsunoko e exibida pela Fuji TV de Outubro de 1979 até Agosto de 1980 com um total de 48 episódios.

Na América do Norte, Gatchaman II (1978) e Gatchaman Fighters (1979) foram juntadas e transformadas em apenas uma série chamada de Eagle Riders (1996).

Após a finalização de Fighters a série ficou sem novidades por quase 15 anos, retornando em uma OVA (Original Video Animation) em 1994.

Gatchaman OVA:

A OVA foi produzida em parceria da Artmic com a Tatsunoko Produtions e foi dividida em 3 partes sendo exibidas de outubro de 1994 até abril de 1995. Cada um dos 3 episódios tinha aproximadamente 45 minutos de duração.

Série Crowds:

Em 2013 uma nova série totalmente independente das anteriores porem baseadas no universo de Gatchaman foi produzida:

Gatchaman Crowds ou (Gatchaman Kurauzu) foi produzida pela Tatsunoko e exibida pela NTV de julho até setembro de 2013, totalizando 12 episódios.

A nova série Crowds possui uma continuação em anime e uma OVA lançada:

O Anime:

  • Gatchaman Crowds: Insight – 2015

E a OVA:

  • Gatchaman Crowds: Embrace – 2014

Gatchaman Crowds

Série Crowds – bem diferente da sua antecessora.

Todas as produções são feitas pela Tatsunoko Productions.

Os cinco jovens utilizam armaduras de pássaros, armas especiais e também veículos mecha para lutarem contra as forças dos Galactors.

Eles são:

  • Ken Washio – Águia
  • Joe Asakura – Condor
  • Jun Shiratori – Cisne
  • Jinpei Tsubame – Andorinha
  • Ryu Nakanishi – Coruja

A versão americana mudou o nome dos personagens e alterou a aparência de cada um ao decorrer das séries para torna-los diferentes das anteriores.

Gatchaman - 2

A série Gatchaman fez tanto sucesso que em 2006 tentaram produzir um filme em live action que infelizmente não deu certo e foi cancelado. Porém em 2013 um filme em live action finalmente foi lançado, em produção da Nippon Television com as produtoras Nikkatsu e Django Films, Gatchaman Film foi distribuída pela Toho Company e estreou nas telonas em agosto de 2013, com direção de Toya Sato. O Filme teve aproximadamente 113 minutos de duração.

Live

Filme live action de Gatchaman

É isso ae pessoal, estamos chegando ao fim de mais uma edição, hoje podemos ver que nem sempre um anime é desenvolvido a partir de um mangá, algumas vezes ele é desenhado internamente e já lançado em forma de animação, esse é o caso de Gatchaman e de muitos outros animes por ai, Tatsuo Yoshida foi um dos pioneiros nesse estilo de produção. Porém Yoshida foi um grande mangaká e suas criações fizeram um grandes sucesso, nada mais justo que aparecesse no mangás da semana aqui no Pacóvios não é mesmo?

A edição de hoje chegou ao fim, semana que vem voltaremos com mais animes e mangás que são influências e fazem parte da vida de muita gente. Fui!

GATCHA

Até a próxima!