A segunda temporada do Mangás da semana chegou com tudo, e dessa vez trazemos para vocês quase que um dossiê, ou um guia para iniciantes na infinita franquia de Gundam!

 

LINHA DO TEMPO – ANO 1979.

 

Kidou Senshi Gundam no inglês Mobile Suit Gundam, ou mais conhecido apenas como Gundam na boca do povo, é uma super franquia animada (Sim, gigantesca!) do gênero “mecha” e ficção cientifica, criada no ano de 1979 pelo grande animador, compositor, diretor e mangaká, Yoshiyuki Tomino em parceria com a produtora de animes Sunrise Inc. pelo pseudônimo do nome Hajime Yatate, para assinar seus trabalhos. (Sunrise que posteriormente em 1994, foi comprada pela gigantesca Bandai Namco e se tornou sua subsidiária).

Como todos sabemos, a partir dos anos 70, aconteceu à popularização das famosas séries de gênero mecha, foram inúmeras produções lançadas, e milhares de histórias diferentes (herdeiros da década anterior, com animações como Astroboy e Tetsujin 28-go). Gundam veio para confirmar o que todos na época já sabiam: esse gênero veio para ficar! Os japonesas adoram ficções cientificas, e histórias que remetem ao que o nosso planeta pode vir a se transformar no futuro, e sempre nesses enredos temos muitos, mais muitos robôs lutando neles. O criador da franquia, Tomino começou sua carreira trabalhando com ninguém mais ninguém menos que o mangaká mais conhecido do mundo, Osamu Tezuka, em sua produtora, a Mushi Produtions em 1963, ajudando Osamu a fazer os scripts e o storyboard do primeiro anime televisionado e também a edição de número #2 aqui no Mangás da Semana, Tetsuwan Atom ou Astroboy. Mais tarde ele entra para a produtora Sunrise, e se torna um dos mais importantes membros da empresa.

A primeira série Gundam lançada em 1979 pela Sunrise causou grande mudança na produção de animes mecha ao implantar o conceito de “real robots”, ou robôs com aparências reais. Outra grande mudança implementada na série foi o fato de os robôs mechas serem apenas um material bélico (utilizado para a guerra), tirando das máquinas a posição de protagonistas da história. Esse novo conceito fez grande sucesso entre o publico e possibilitou que a franquia tivesse várias continuações, tanto como série animada para a TV, quanto em filmes, OVA’s, curtas metragem, e até mesmo produções em computação gráfica.

A franquia possui um grande investimento em merchandising por parte da gingante Bandai em especial jogos para videogame e também nos bonecos dos mechas, oque gera milhões em receitas para a empresa (Literalmente uma máquina de fazer dinheiro), da mesma forma que Saint Seiya e Dragon Ball fazem.

Bom, vamos lá, Gundam é basicamente uma série sobre robôs gigantes (mechas), de ficção cientifica dotado de um universo próprio e muito bem concebido e elaborado minunciosamente por parte de seus criadores. A série possui diversos títulos, uns são continuações de outros e outros não, oque faz muita gente pensar, “por onde devo começar?”, ou simplesmente, “Nossa, que complicado, não vou assistir/ler isso não”. Porém como a querida franquia Star Wars, quando se trata de ficção cientifica, os roteiristas vão longe, bem longe, e às vezes são criados pontos de remanejamento, ou inclusões de novas histórias, que fazem a franquia melhor, ou não.  Com Gundam é bem assim, porém após essa edição vocês vão ver que na verdade não é tão difícil assim, e existem varias formas de acompanhar a franquia sem ter necessariamente que assistir ou ler tudo que temos disponíveis para nós.

Primeiro precisamos saber que existem 8 universos diferentes, todos tem a temática mecha e são estruturalmente parecidos, porém a história de cada um desses universos são diferentes, e não necessariamente se conversam entre si (nós vemos bastante desses modelos, quando se trata de HQ’s e afins). Esses sãos os universos existentes até o presente momento:

  • Universal Century – sigla: UC
  • Future Century – sigla: FC
  • After Colony – sigla: AC
  • After War – sigla: AW
  • Cosmic Era – sigla: CE
  • Anno Domini – sigla: AD
  • Advanced Generation – sigla: AG
  • Build Fighters – sigla: BF

Cada um desses universos tem suas próprias séries de TV, OVA’s e Filmes. E as continuações se tratando em ano de produção, não necessariamente seguiram uma ordem cronológica entre elas. Por exemplo: O Universal Century (UC) que foi a primeira série Gundam, começou em 1979 e terminou em 2016. Porém fiquem tranquilos, que vou tentar deixar tudo isso mais claro para vocês! Primeiro vamos começar com o universo e cronologia da série.  Como eu disse Gundam começou com o Universal Century, mas outros universos foram criados conforme a série foi crescendo. Eis aqui o enredo do primeiro, e principal história da franquia!

UNIVERSAL CENTURY (UC) (1979 – 2016):

Esse universo abrange as séries principais da franquia, que são:

Séries Principais:

  • Gundam – 1979 – 43 episódios e 3 filmes. (Os filmes são o resumo da série animada).
  • Zeta Gundam – 1985 – 50 episódios.
  • ZZ Gundam – 1986 – 47 episódios.
  • Gundam: Char’s Counterattack – 1988 – Filme.
  • Gundam Unicorn – 2010 – OVA com 7 episódios.
  • Gundam The Origin (remake) – 2011 – OVA com atuais 4 episódios.

Mesmo universo (UC), porém com histórias complementares da linha principal:

  • Gundam 0080: War in the Pocket – 1989 – OVA de 6 episódios.
  • Gundam 0083: Stardust Memory – 1991 – OVA de 13 episódios.
  • Gundam: The 08th MS Team – 1996 – OVA de 12 episódios.

Mesmo universo (UC), porém com histórias paralelas / Conhecido como: COSMO BABILONYA:

  • Gundam F91 – 1991 – Filme.
  • Crossbone Gundam – 1994 – mangá de 6 volumes.

Mesmo universo (UC), porém com histórias paralelas / Conhecido como: VICTORY GUNDAM:

  • Victory Gundam – 1993 – 51 episódios.

Mesmo universo (UC), porém com histórias paralelas / Conhecido como: MSIGLOO:

  • Gundam: The Hidden One Year War – 2004 – OVA de 3 episódios.
  • Gundam: Apocalypse 0079 – 2006 – OVA de episódios.
  • Gundam: Gravity of the Battlefront – 2008 – OVA de 3 episódios.

Mesmo universo (UC), porém com histórias paralelas / Conhecido como: UNIVERSO FUTURO:

  • Turn A Gundam – 1999 – 50 episódios e 2 Filmes.
  • G no Reconguista – 2014 – 26 episódios.

Caramba, quanta coisas vocês se perguntam, sim é verdade! É coisa que não acaba mais, e isso porque só estamos falando do primeiro universo, ainda existem os alternativos!  Como deu pra perceber, existe a série principal e as derivadas dela, são histórias complementares de pontos de vistas diferentes.  E não necessariamente obedecem a cronologia anual.

Agora vou contar um pouco do enredo da primeira série Gundam, que desencadeou todo o resto de histórias desse universo. O enredo é muito bom, e a premissa da história é muito bem pensada e trabalhada, uma obra prima que poderia virar um baita filme de ficção, batendo de frente com diversos títulos por ai!

Modelos de Gundam ao longo de várias séries diferentes

 

ENREDO GUNDAM (1979):

Em um futuro distante, o planeta Terra que um dia foi prospero e abundante, se encontra em uma situação trágica de superpopulação. Nenhum dos continentes suporta mais prover todas as necessidades dos humanos, e a única solução que encontrada pelo governo é lançar a população excedente em colônias autossuficientes pelo espaço. Essas colônias são na verdade gigantescas naves cilíndricas, movidas por energia solar e dotadas de atmosfera, solo e gravidade próprias para a subsistência da população que lá vive. Nas novas regras a colonização é restrita, na chamada Esfera da Terra, que é uma linha imaginária traçada ao longo da órbita da Terra com a Lua, as colônias são agrupadas em regiões chamadas de “sides”, existem 7 sides espalhadas envolta da orbita do planeta terra. Com a criação dessas colônias, um novo calendário foi adotado para substituir o utilizado até então Anno Domini (AD), (que também é a expressão que usamos para contar nossos anos, desde o inicio da era Cristã, ano 01 á 2017 depois de Cristo), para o chamado Universal Century (UC), começando pelo 0001 UC.

Para poder gerenciar as colônias com eficiência, é formado um governo coletivo na Terra chamado de a Federação, que se torna autoridade máxima no planeta e sua organização e composição é predominantemente militar. As colônias em orbita trabalham para fornecer recursos para o Planeta Terra, cuja população na para de aumentar a cada dia.

Essa situação se manteve eficaz e pacifica durante aproximadamente uns 50 anos.

Entretanto ocorre uma revolução em uma das colônias mais especificamente na região da “Side 3”, a mais longínqua do planeta. Um pensador idealista chamado Zeon Deikun reúne uma forte milícia armada e consegue derrubar o governo local da Federação na Side 3. Zeon acreditava que para a humanidade viver no espaço, ela deveria se superar e evoluir, tal como evoluíram para dominar todo o planeta Terra. A nova raça evolutiva seria chamada de “Newtype”, e substituiria com o passar do tempo os “Oldtypes”. Os Newtypes seriam seres dotados de elevada percepção extra-sensorial com capacidade de compreender tanto as pessoas quanto as máquinas com apenas o olhar. Porém para que a humanidade pudesse evoluir de tal forma, seria necessário de acordo com a visão de Zeon, era abandonar todo e qualquer laço com o planeta terra definitivamente e migrar para o espaço, esse era a maior motivação que deu inicio á revolução de Zeon.

Após a revolução em 2058 (UC 0058) Zeon Deikun funda a “República de Zeon”, A organização se mantém democrática até 2069 (UC 0069) quando Deikun morre. Logo após, seu braço direito Degwin Zabi reorganiza as colônias de Side 3 sob o nome de “Principado de Zeon”, se auto declarando o supremo rei regente e príncipe absoluto, juntamente com seus quatro filhos, Sasro Zabi, Gihren Zabi, Garma Zabi e Dozle Zabi, Degwin declara guerra de independência ás forças de defesa da Federação, no ano de 2079 (UC 0079). * e é ai que a animação principal de 1979 começa!

Já no primeiro mês de guerra contra a Federação da Terra, cada lado do embate perde metade de suas respectivas populações (aproximadamente 3 bilhões de pessoas mortas). Mesmo a República de Zeon tendo apenas 1/30 do poder bélico da Federação. Houve então um impasse na guerra quando as forças de Zeon arremessaram uma das colônias contra a superfície do planeta Terra provocando um grande estrago. O impasse durou cerca de oito meses.

O motivo para a rápida expansão de Zeon se deu porque, além de uma ideologia forte em jogo, seu exercito possuía e fazia excelente uso dos incríveis Mobile Suits, ou “Vestes de Batalha”, que são verdadeiros robôs gigantes dotados de um poderio bélico assustador, são verdadeiros tanques de guerra com formatos humanoide. O uso das Mobile Suits durante a guerra se tornou obrigatório devido a outro artefato de batalha, as “Partículas Minovsky” que são partículas que quando organizadas em formas de nuvem ao redor das espaçonaves de combate, tornam-se completamente imperceptíveis aos radares, impedindo o uso de sistemas automáticos de mira e forçando o combate corpo-a-corpo e a ida de humanos com em canhões e lançadores de mísseis para a linha de frente da batalha. Já que Zeon possuía um governo claramente menor, porém mais coeso e unido, ele arquitetou a construção e o uso das Mobile Suits, isso fez com que rapidamente passasse a levar a vantagem sobre o governo disperso e tecnologicamente inferior da Federação.

Então, já no ano de 2079 (UC 0079), passados os oito meses de impasse na guerra após a queda da colônia na superfície terrestre, a Federação se organiza para um contra ataque através do uso de Mobile Suits de sua própria criação e produção. Por trás do projeto minucioso da Federação estava o engenheiro Tem Ray, que é um retirado do planeta Terra, e morador de uma das colônias da região de Side 7.

Tem Ray deixou o planeta em companhia de seu filho Amuro, que em (UC 0079) possuía apenas 15 anos. Amuro é um expert em máquinas e computadores, e grande parte do seu talento faz parte simplesmente de natureza intuitiva.

Ray denominou o protótipo de Mobile Suit que desenvolveu em Side 7 de “Gundam”. No momento em que o protótipo fica pronto, o quartel general das forças da federação, chamado de “Jaburo”, localizado no Planeta Terra, na América do Sul, envia a nave White Base, que também é um protótipo, para resgatar o Gundam e leva-lo para o já mencionado QG.

Entretanto, a Federação é seguida de perto por um héroi de Zeon, o impetuoso Char Aznable, o “Cometa Vermelho”, que na ocasião já estava numa nave, bem próximo a Side 7. Para descobrir a natureza da Mobile Suit produzida pelo inimigo, Char envia três espiões em “Zakus”, Mobile Suits de Zeon, para dentro da colônia, numa missão de reconhecimento.

Uma vez dentro da colônia, um dos espiões decide atacar a base local da Federação, desobecendo as ordens de Char, e começa uma carnificina pois Side 7 não estava preparada para um confronto interno. As cercanias da base são evacuadas, e nesse meio tempo. Amuro Ray é retirado de sua casa praticamente atacando a colônia, Amuro deixa o abrigo no qual estava a população civil e corre para o confronto, deduzindo que o ataque era decorrente do projeto do seu pai, O Gundam.

Ao chegar ao local docombate, Amuro é informado pelo seu pai que todos os civis seriam deslocados para a nave White Base, e que ele também deveria ir. Tem Ray parte então num jipe, deixando Amuro a mercê do ataque dos  Zakus, enquanto escapa, Amuro depara-se com o Gundam deitado ao seu lado num caminhão de transporte, e é interrompido novamente por Fraw Bow, que fugia junto para a nave com outros civis. Nesse instante  um dos Zakus dispara e acerta os refugiados, matando a família de fraw instantaneamente. Ao mesmo tempo, a explosão arremessa o manual de instruções do Gundam na cabeça de Amuro, que tomado pelo desespero de Fraw, resolve pilotar o Mobile Suit. Usando o manual de instruções e sua intuição nata, Amuro derrota dois Zakus, a explosão de um deles, entretanto abre uma fenda na colônia, e o jipe do pai de amuro é tragado para o espaço, sem que ele saiba. O terceiro piloto consegue fugir da devastação para contar a Char sobre o poder do Mobile Suit da Federação.

Amuro passa a ajudar no resgate de civis até a White Base, mas Char ataca pesadamente, e quando a nave consegue sair da colônia, está arrebatada de uma tripulação de jovens civis, pois todos os militares e homens adultos foram feridos e mortos no combate. Seguido de perto por Char, a nave White base, comandada pelo Alferes Brigth Noa, enfrentando batalha após batalha, segue até o entreposto de Luna II, onde eles são informados que a tripulação provisória formada de amadores e jovens civis deve seguir até Joaburo, na terra, onde devem entregar o Gundam para a Federação, sem nenhuma ajuda. Os vicis são oficializados nos seus postos, e Amuro torna-se definitivamente o piloto do Gundam. Começa então a viagem desesperada da White Base, sozinha contra a família Zabi de Zeon, através da Terra e do espaço numa batalha que pode mudar o rumo da guerra.

Está é a trama da primeira série Gundam produzida em 1979, Abaixo seu encontra a linha do tempo desta e das outras séries do calendário UC.

Alguns posters da franquia ao decorrer dos anos

SÉCULO 21:
  • AD 2068 – UC 68 – Gundam The Origin
  • AD 2071 – UC 71 – Gundam The Origin
  • AD 2079 – UC 79 – Gundam 1 / Gundam The 08th Ms Team / Gundam MS IGLOO, Gundam The Origin
  • AD 2080 UC 80 – Gundam 0080: A War in Pocket
  • AD 2083 – UC 83 – Gundam 0083: Stardust Memory
  • AD 2087 – UC 87 – Zeta Gundam
  • AD 2088 – UC 88 – Zeta Gundam / Gundam ZZ
  • AD 2089 – UC 89 – Gundam ZZ
  • AD 2093 – UC 93 – Char’s Counter Attack
  • AD 2096 – UC 96 – Gundam Unicorn
SÉCULO 22:
  • AD 2105 – UC 105 – Hathaway’ Flash
  • AD 2123 – UC 123 – Gundam F91
  • AD 2153 – UC 153 – Victory Gundam
SÉCULO 23:
  • AD 2223 – UC 0223 – G – Savior.
CALENDÁRIO FUTURO:
  • RC 1014 – UC 1014 – Gundam Reconguista in G
  • CC 2345 -UC 2345 – Turn A Gudam

 

UNIVERSOS ALTERNATIVOS:

Future Century

  • G Gundam – FC 0060

After Colony

  • Gundam Wing
  • Gundam Wing – Endless Watz

After War

  • Gundam X
COSMIC ERA
  • Gundam Seed
  • Gundam Seed Destiny
  • Gundam Seed Stargazer
  • Gundam Seed MSV Astray

Anno Dommini

  • Gundam 00: Season 1
  • Gundam 00: Season 2
  • Gundam 00: A Waikeking of the Triblazer

Advanced Generation

  • Gundam AGE

Build Fighters

  • Gunpla Builders: Beginning in G
  • Gundam Build Fighters
  • Gundam Build Fighters Try
é isso ae pessoal, ficamos por aqui, semana que vem estamos de volta com muito mais.

Até a próxima!