Olá a todos, toda semana como vocês já sabem é temos um dia reservado para conhecer ou relembrar mangás que fizeram sucesso e marcaram gerações. A obra homenageada essa semana é mais uma obra de Go Nagai (criador de Devilman que falamos na edição 18), Hoje é dia de falarmos de Mazinger Z!

Mazin (4)

Mazinger Z também conhecido como Tranzor Z (Na América do Norte) é um mangá do gênero ficção, ação e mecha (super-robôs), escrito e ilustrado pelo mangaká Go Nagai. A primeira versão do mangá foi distribuída pela editora Shueisha na famosa revista do universo shonen, Weekly Shonen Jump (1968) de outubro de 1972 até agosto de 1973, e posteriormente foi continuada pela editora Kodansha na revista TV Magazine de outubro de 1973 até setembro de 1974, totalizando 5 volumes no total.

A série de Nagai foi adaptada pela Toei Animation para se tornar uma animação de televisão, foi exibida pela emissora TV Fuji de dezembro de 1972 até setembro de 1974 e teve um total de 92 episódios lançados. Durante isso uma segunda série do mangá foi lançada ao lado do programa de TV, dessa vez em vez de Nagai foi ilustrada por Gosaku Ota. O mangá ilustrado por Ota também teve 5 volumes e foi publicado pela editora Akita Shonen na revista Boken Oh! O que pode ser perceber que foi uma bagunça total, onde o mangá principal, o segundo mangá e a série de animação, estavam todos no ar ao mesmo tempo, e terminaram praticamente ao mesmo tempo também. O Mangá 1 em agosto de 74, mangá 2 em setembro de 74 e o anime de televisão também em setembro de 74. Porém isso pareceu não prejudicar o sucesso eminente que a série fazia. Go Nagai revelou que sempre foi fã de Tetsuwan Atom criado por Osamu Tezuka e de Tetsujin 28-go de Mitsuteru Yokoyama quando criança, e por essa paixão pelas séries procurou tentar criar o seu próprio anime de robô e assim nasceu à franquia Mazinger. (Ambas as séries já apareceram no mangás da semana e você confere nesse link Tetsuwan Atom e Tetsujin-28go).

Mazinger Z

Durante a década de 80 Mazinger foi um anime muito popular no México e foi dublado em espanhol direto da versão japonesa, onde os mexicanos mantiveram todos os nomes dos personagens originais em japonês e exibiram a série completa, todos os 92 episódios. Completamente ao contrário da série norte americana.

Mazinger Z teve diversas sequências e spin offs, entre elas Great Mazinger (1974), UFO Robot Grendizer (1975), Mazinkaiser (2001).

Enredo:

Mazinger Z é um super-robô gigante, construído com um metal fictício chamado de Super Alloy Z, que é forjado por um novo elemento chamado de Japanium, que mina por uma reserva encontrada apenas no interior do Monte Fuji no Japão. O Mecha foi construído pelo Professor Juzo Kabuto, para ser uma arma secreta contra as forças do mal, que são representadas na série como Bestas Mecânicas criadas por um cara chamado de Dr. Hell. Hell foi um membro do time japonês de arqueologia, que descobriu ruinas perdidas da pré- civilização grega, em uma ilha chamada de Bardos (atualmente a ilha de Rodos na Grécia) a civilização do anime foi baseada na antiga civilização micênica, e foi chamada de Império Micênico na série. Os cientistas descobriram que a antiga força militar micênica possuíam um exercito de titãs de aço com aproximadamente 20 metros de altura (em alusão a lenda grega de Talos). Descobrindo que os protótipo desses antigos titãs no subterrâneo poderiam ser revividos e controlados remotamente para eventualmente utilizar seu imenso poder destrutivo no campo de batalha, Dr. Hell fica obcecado e trai todos os seus companheiros cientistas provocando a morte de todos, exceto o professor Juzo Kabuto, que conseguiu escapar por sorte.

O sobrevivente solitário voltou para o Japão, na tentativa de avisar o mundo do perigo eminente. Enquanto isso, Dr. Hell estabiliza seu quartel general em uma ilha móvel, e planeja usar suas novas bestas mecânicas para governar o mundo. Para combater isso, Kabuto constrói seu próprio robô que chamou de Mazinger Z. Ele consegue finaliza-lo bem a tempo de ser morto por uma bomba plantada pelo a mão direta do doutor Hell, Baron Ashura, um ser metade homem e metade mulher. Antes de Kabuto morrer ele consegue avisar para seu neto Kouji Kabuto sobre o robô e como usá-lo. Kouji se torna o piloto do robô gigante, e a partir daquele momento passa a lutar contra os monstros mecânicos e também contra os capangas enviados pelo Doutor Hell.

A série Norte Americana Tranzor Z:

Nos Estados Unidos, a empresa Three B. Produtions Ltd, uma produtora comanda por Bunker Jenkis, adaptou a série de Nagai, Mazinger Z, para ser exibida na televisão americana, completamente re-dublada, e o nome foi alterado para Tranzor Z. Essa adaptação foi exibida no ano de 1985, e foi mais uma das muitas adaptações de séries japonesas para TV americana que existiam naquela época. Muitos dos nomes originais de Mazinger Z foram alterados em Tranzor Z, por exemplo, Koji Kabuto se tornou Tommy Davis, Sayaka se tornou Jessica, Shiro se tornou Toad, Dr. Juzo Kabuto se tornou Dr. Wells, e Dr. Hell se tornou o Dr. Demon, por fim Baron Ashura se transformou em Devleen. Apenas 65 dos 92 episódios foram dublados em Inglês. Uma segunda produção americana mais fiel ao Mazinger original foi produzida e exibida no Hawaii.

Como foi dito no começo do texto o anime de Mazinger Z teve um total de 92 episódios no período de dois anos, de 1972 até 1974, nesses dois anos a série atingiu grande popularidade e principalmente de outubro de 1973 até março de 1974, atingia grandes picos de audiência.

No episódio 68 – “The Bodyguard From Hell, Archduke Gorgon”, que passou em 17 de maço de 1974 a série atingiu 30,4% de pontos de audiência fazendo de Mazinger Z um dos mais assistidos animes de todos os tempos até hoje. Após a derrota final de Dr. Hell no penúltimo episódio 91 – “Last Chance!! Dr. Hell’s Battle To The Death”, o episódio final 92 – “Death Match!! Revive Our Mazinger Z termina com a destruição do robô Mazinger original por novos inimigos desconhecidos, quando todos os telespectadores estavam com as esperanças perdidas à série imediatamente introduz um novo herói, o sucessor de Mazinger, conhecido como Great Mazinger, uma versão melhorada do primeiro robô Mazinger, pilotado por Tetsuya Tsurugi irmão mais velho adotivo de Koji Kabuto.

Great Mazinger foi produzido pela Toei Animation exibida pela TV Fuji de setembro de 1974 até setembro de 1975 totalizando 56 episódios. Um mês após o inicio do anime Great Mazinger, o mangá da série foi produzido pela editora Kodansha e lançado na revista TV Magazine, a tiragem durou de 1974 até 1975, durante a exibição do anime.

Também em 1975 uma nova sequência, embora e uma linha de tempo diferente, foi introduzida na franquia, a série UFO Robot Grendizer. A série é uma continuação da história de Mazinger e Great Mazinger e inclui Koji Kabuto como um dos personagens de suporte. Mesmo sendo uma franquia conjunta, a série possui seu próprio mangá e seu próprio anime de televisão, sendo que teve mais de 4 mangás em diferentes editoras com diferentes ilustradores. A série de TV de Grendizer foi produzida pela Toei Animation em parceria com a nova empresa criada por Go Nagai, a Dynamic Planning (1974). Foi exibida pela Fuji TV de outubro de 1975 até fevereiro de 1977 totalizando 74 episódios.

A franquia Mazinger teve alguns Team-up Movies – (filmes que fazem crossover entre duas séries ou mais):

A Série Mazinger Z:

  • Mazinger Z v.s. Devilman – 1973
  • Mazinger Z v.s. Dr.Hell – 1974
  • Mazinger Z v.s. The Great General of Darkness – 1974.

A Série Grendizer:

  • UFO Robot Grendizer (Short Film) – 1975
  • UFO Robot Grendizer: Akai Yuuhi no Taiketsu (Short Film) – 1976

Mazinger 1

Nos anos 80, a serviço da produtora Dynamic Planning, Masami Obari e outro animador independente Toshiki Hirano, ambos que não faziam parte da equipe da Toei Animation, começaram a trabalhar em uma nova minissérie de Mazinger Z. A OVA seria chamada de Dai-Mazinger que apresentaria os mesmos personagens conhecidos pelo publico, porém com traços criados para serem mais realísticos. Porém a Toei que detinha os direitos da série, bloqueou a produção e boicotou a ideia da Dynamic (empresa de Go Nagai), a relação entre o mangaká e a Toei ficou estreita por um tempo por causa disso.

Trinta anos depois do inicio do programa original Dai-Mazinger (1986), Nagai conseguiu lançar a tão esperada continuação da franquia Mazinger, em uma OVA intitulada de Mazinkaiser: Deathmatch! Ankoku Daishgoun, produzida pelo estúdio Brain’s Base, teve um total de 7 episódios exibidos entre setembro de 2001 e setembro de 2002, cada um com aproximadamente 30 minutos de duração. E em 2003 foi lançada OVA Mazinkaiser vs. the Great General of Darkness, que de certa forma acabou se tornando um remake do filme Mazinger Z v.s. The General Darkness de 1974.

Em 2007 apareceram diversos rumores sobre uma nova série que seria baseada no mangá original de Mazinger Z, e em fevereiro de 2009 foi oficialmente anunciada uma nova série Mazinger chamada de Shin Mazinger Shougeki! Z Hen, lançada em 4 de Abril de 2009 e exibida pela TV Tokyo, e pelo Bandai Channel, teve um total de 26 episódios. Essa série passou no Brasil pelo Canal Animax com o nome de O Incrível Mazinger Z: Edição Impacto. Mazinger Shougeki teve duas versões de mangás, uma para crianças e jovens e outra para adultos, ambos pela editora Akita Shonen.

Mazin (3)

Shin Mazinger Shougeki! Z Hen

Em Julho de 2010 em parceria com a revista Hobby Japan, foi lançado um novo mangá intitulado de Mazinkaizer SKL Versus, publicado pela editora Emotion na revista Shun 2 Comic Gekkin, de 2010 até 2011. E Em 2011 uma nova OVA foi produzida pelo estúdio Actas, e chamada de Mazinkaizer SKL, teve 3 episódios cada um com aproximadamente 30 minutos de duração.

Mazinger 2

A criação de Go Nagai, Mazinger Z continua sendo um dos maiores sucessos do autor, a mesma produziu diversos produtos como action figures, colecionáveis diversos, jogos de vídeo games e Box de DVD, e até uma linha exclusiva da empresa de brinquedos Mattel.

E quando eu disse no inicio da edição que a série fez sucesso no México e entre o público espanhol, não era brincadeira rs, uma estátua gigante do primeiro Mazinger foi construída nos anos 80 no subúrbio de Tarragona na Catalonia (Espanha), chamada de “Mas del Plata”, a estátua permanece no local até hoje. Guilhermo del Toro (cineasta e escrito mexicano) disse uma vez que o anime teve um grande sucesso no México durante a década de 80, E teve bastante influência em um de seus filmes chamado de Pacific Rim (2013), chamado aqui no Brasil de Circulo de Fogo. Em 2001 a revista japonesa Animage elegeu Mazinger Z como a 11º melhor produção de anime de todos os tempos.

Mas del Plata (1)

Estátua de “Mas del Plata” 

SSS

Guilhermo del Toro e seu filme Pacific Rim (Circulo de Fogo)

Mazinger Z ajudou a criar o famoso “boom de animes mecha nos ano 70”, a série é notável por introduzir muitas características dos gêneros de super robôs em animes, a mais comum é de que um robô mecha seja pilotado por um usuário que esteja dentro de uma cabine de piloto. Go Nagai consolidou sua fama e carreira entre um dos mais renomados mangakás graças a ela, e a mesma não poderia faltar aqui no nosso quadro Mangás da Semana.

Estamos chegando ao fim do que provavelmente foi à edição mais longa do nosso quadro semanal até hoje. Espero que todos tenham gostado, porque semana que vem tem mais, e não estamos nem perto do fim, muito obrigado e fui!

 

Mazinger-Z-04-custom

Até a Próxima!