Uma das principais representantes da voz feminina do momento, a Tássia Reis é destaque na coluna As Minas na Música de hoje.

Tássia Reis já se tornou uma figura icônica na música, tive a oportunidade de assistir alguns shows dela, e toda a energia que ela transmite, tanto no palco quanto nas músicas, é extremamente forte. Uma mulher totalmente fora da caixinha, e isso é maravilhoso de se ver, suas músicas falam muito da realidade das periferias, empoderamento feminino e da afirmação da identidade negra.

Sabe quando você ouve uma música que faz todo o seu corpo arrepiar? A voz dela tem esse poder de sempre causar muita emoção. Tudo isso somado a letras que com facilidade nós mulheres iremos nos identificar, um bom exemplo disso está na faixa “Da Lama / Afrontamento”, no trecho:

“Numa sociedade machista / As oportunidades são racistas / São dois pontos a menos pra mim / É difícil jogar / Quando as regras servem pra decretar o meu fim”. Entre tantas outras…

Ser mulher no meio fonográfico não é nada fácil, ser rapper menos ainda. Um nicho do mercado musical potencialmente masculino que nem sempre recebe uma mulher muito bem, mas são mulheres como a Tássia que fazem essa engrenagem rodar diferente.

Tássia é a voz que ouço todas as vezes que estou cansada ou pensando em desistir, é a voz que me lembra o porquê de ter entrado nessa empreitada.

Ouça: Tassia Reis – “Da Lama / Afrontamento”

Pacóvios: Cultura independente de tudo.