Olá galera, está começando a segunda edição do Pacóvios Press Start, e hoje vamos avançar um pouco na história dos nosso queridos videogames, e conhecer um pouquinho mais sobre aqueles que foram os primórdios de tudo isso! Vamos lá?

Na primeira edição vimos como aos poucos os computadores foram sendo aos poucos adaptados para serem utilizados como instrumento de entretenimento e assim nasceram os primeiros jogos, um dos principais deles foi Spacewar com lançamento oficial em 1962. Seguindo nossa história…

No ano de 1966 foi dada a missão de criar a melhor televisão do mundo para um engenheiro chamado Ralph Baer (1922 – 2014), o objetivo era construir um aparelho de televisão interativo com jogos incluso.

ody-1

Porém o projeto do mesmo não vingou e foi cancelado, ele então começa a trabalhar em outro tipo de produto que poderia combinar os jogos eletrônicos a um aparelho de TV, e então nasce o protótipo chamado Brown Box, inventado e patenteado por Ralph Baer que foi apresentado para diversas empresas de eletrônicos da época, tais como a Magnavox (que é um braço da Philips holandesa) a RCA, Zenith, General Electric (1892) entre outras. Porém foi a Magnavox (1917) que incumbiu de abraçar o projeto. E em 1971 ela o compra de Baer sobre o domino da empresa Sanders Associates (1951) e começa a trabalhar em cima dele para desenvolver algo que no futuro chamariam de Odyssey 100, que para nós é considerado o primeiro console da história, daqueles que se encaixam nos moldes de um videogame que é conectado a um aparelho de TV (saudades Super Nintendo rs). O console chegou às prateleiras americanas em 1972.

ody-2

Enquanto a criação e produção do Odyssey 100 se desenrolava, um engenheiro elétrico chamado Nolan Bushnell (1943) pega o quarto de sua querida filha e o transforma uma espécie de oficina, para trabalhar com elétrica e consequentemente jogos eletrônicos. Já que os mainframes (os computadores de grande porte/servidores) eram extremamente caros e ocupavam um gigantesco espaço, Bushnell teve a ideia de criar uma máquina feita exclusivamente para rodar apenas um jogo. Ele pega game Space War criado lá em 1961 (que falamos na edição anterior) e o adapta criando o que ele batizou de Computer Space (1971), o primeiro arcade/fliperama do mundo!

ody-3

A criação deu tão certo que ele começa a vender sua novidade.  A empresa Nutting Associates (1965) se interessa pelo projeto criado por Nolan e o contrata para montar os arcades Computer Space.

Porém mais tarde o espertinho do Bushnell sai da Nutting para fundar a sua própria empresa, que eu não sei bem se vocês conhecem, mas ela se chama Atari rs.

ody-4

Por hoje é só pessoal, semana que vem estamos de volta com a continuação dessa odisseia! Até a próxima e fui!