Hoje, no Pacóvios Doc, vamos falar sobre o primeiro disco da banda Gang of Four. Saiba mais e ouça “Entertainment!”.

A banda inglesa Gang of Four nasceu no post-punk do Reino Unido, em 1977. Porém seu primeiro disco teve que esperar alguns anos para poder chegar ao mundo. Quando eles resolveram divulgar “Entertainment!”, no ano de 1979m o mundo ainda não estava preparado para a magnitude de sua obra mais interessante e comentada. Mesmo assim, tiveram que engolir a gang dos quatro rapazes: Jon King (Voz), Andy Gill (Guitarra), Dave Allen (Baixo) e Hugo Burnham (Bateria).

“Entertainment!” começa a chamar a atenção antes mesmo do play acontecer, em sua capa – desenvolvida pelos , já citados, Jon King e Andy Gill – carrega alguns significados subentendidos. A dianteira, por exemplo mostra uma mesma foto de um índio e um cowboy apertando as mãos, o cowboy sorri como quem fez um trato onde vai poder se aproveitar com sabedoria maligna do indígena ingênuo.

Gang of Four – Capa do disco “Entertainment!”.

Agora que essa historinha da capa já te instigou, pode apertar o play. A temática critica não fica só na capa, acompanha a banda também nas letras do álbum. Indo do trabalho alienado à guerra. Mas, guardam espaço para assuntos menos ácidos como o sexo e o amor.

No Brasil “Entertainment!” teve papel importante ao influenciar bandas como Os Paralamas do Sucesso e os Titãs. Mundo a fora são reconhecidos por nomes como Flea do Red Hot Chili Peppers, integrantes do Franz Ferdinand também assumem abertamente que este foi um dos discos primordiais para suas formações musicais,

Ouça: Gang of Four – “Entertainment!”