O criador da guitarra Gibson Les Paul, Lester William Polsfuss, dai o nome Les Paul, nasceu em 9 de julho de 1915, na cidade Waukesha, Wisconsin nos Estados Unidos. Ainda criança/pré-adolescente começou a tocar gaita, em seguida o banjo entrou para sua vida e posteriormente aquilo que o consagraria como um criador, a guitarra.

Les Paul, como era conhecido, começou a se interessar por música quando tinha cerca de 8 anos de idade, aos 13 anos já era guitarrista e tocava profissionalmente música country. Depois de tocar por algumas bandas, ele lançou seus dois primeiros discos em 1936, aos poucos o músico ganhava fama devido seu fantástico talento.

Após alguns anos tocando e fabricando suas próprias guitarras, ele chegou a um novo modelo de guitarra fabricada com o corpo de madeira sólido, o protótipo foi apresentado a Gibson Guitar Corporation, eles riram na cara de Les Paul. Dez anos mais tarde a empresa percebeu a burrada que tinha feito, voltou atrás da decisão e em 1952 era lançado o primeiro modelo da guitarra nomeada como Goldtop.

Seria covardia dizer que apenas um homem criou um instrumento tão fantástico, a guitarra Les Paul foi criada em colaboração com Ted McCarty, foi ele que desenhou o instrumento em parceria com o Lester.

Les Paul e Paul McCartney

Convenção promovendo o encontro de todos os Pauls mais amados da história.

O modelo de guitarra conquistou o mundo, seu criador entrou para a lista dos melhores guitarristas do mundo, feito pela revista norte-americana Rolling Stone, Les Paul ficou com o 18 º. No dia 12 de agosto de 2009, Les Paul morreu, em Nova Iorque, devido a complicações de pneumonia.

Curiosidade: Para celebrar o 96º aniversário de Les Paul o Google apresentou um doodle (logotipo comemorativo) interativo com a forma de uma guitarra, você podia tocar utilizando o mouse e/ou o seu teclado. Após a data o doodle foi adicionado a pagina arquivo de doodles do Google, você pode acessar a qualquer momento. Além de fazer música você poderá também gravar, salvar e compartilhar. Acesse clicando aqui.

Les Paul Doodle