Há mais ou menos 30 anos, em 1985 pra ser mais exato, surgia uma banda no cenário musical gaúcho, essa banda tinham o plano megalomaníaco de ser maior que os Beatles e os Rolling Stones juntos, alguns fãs afirmam que eles conseguiram isso, sim. De uma coisa podemos ter certeza, Os Cascavelletes foram peça indispensável para o que hoje chamamos de Rock Gaúcho.

Após algumas divergências com os integrantes da banda TNT, Nei Van Soria e Flavio Basso montaram o Os Cascavelletes junto com o amigos Frank Jorge e Alexandre Barea. Dois anos depois, em 1987, a primeira demo foi lançada, “Vortex Demo”, como ficou conhecida devido ao selo que pertencia, tinha canções que eram perfeitas definições para o ‘porno rock’, um estilo musical criado pelo grupo.

No ano de 1988 a banda lança o primeiro disco, autointitulado, com algumas regravações da primeira demo e também canções inéditas que, em pouco tempo, já eram consideradas clássicas dentro do cenário gaúcho “Estou Amando uma Mulher”, “Menstruada” e “Jessica Rose” foram as canções que caíram no gosto popular e fez com que a banda se inspirasse a ponto de, um ano depois, lançar mais um disco de estúdio.

“Rock’a’ula” saiu em 1989, mas, antes dele, Frank Jorge deixou a banda pra dedicar-se integralmente à Graforréia Xilarmônica, foi nessa que Luciano Albo entrou pra banda e foi alçado à tarefa de substituir Frank no baixo. “Nêga Bom Bom”, a quinta faixa do disco, trouxe projeção nacional aos Cascavelletes, a canção foi trilha sonora da novela Top Model (transmitida pela rede Globo entre 1989 e 1990).

Os últimos lançamentos da banda aconteceram na década de 90, “Homosexual/Sob um Céu de Blues” foi um LP single, lançado em 1991, nesse single está o maior sucesso de todos os tempos de Cascavelletes – canção que até hoje ecoa em minha mente, lembrando a primeira vez que ouvi“Sob um Céu de Blues”, a faixa é diferente de tudo aquilo que a banda havia feito anteriormente.

Com o término da banda, em 1991, seus integrantes seguiram suas carreiras como artistas solo, Flavio Basso adotou o pseudônimo de Júpiter Maçã/Apple e lançou “A Sétima Efervescência”, em 1998, clássico supremo do rock gaúcho, e consolidou uma carreira de importantes discos, Nei Van Soria também lançou ótimos trabalhos como, por exemplo, “Avalon” (1995), “Jardim Inglês” (1998) e, mais recentemente o disco “RockLUV”. Luciano Albo e Alexandre Barea hoje integram a banda Tenente Cascavel, a banda presta homenagem ao repertório dos Cascavelletes e da banda TNT.

Curiosidade: No final dos anos 80 Os Cascavelletes, durante uma turnê de estreia do disco “Rock’a’ula”, fizeram uma apresentação em um programa infantil chamado ‘Clube da Criança’, apresentado pela Angélica, a banda tocou “Eu Quis Comer Você”… em um programa infantil… os anos 80, como todos sabem, eram coisa de louco mesmo. A apresentação viralizou na internet e rendeu mais de 1 milhão de visualizações no YouTube.

Assista “Eu Quis Comer Você”, ao vivo, no programa “Clube da Criança”: