Em novo disco o músico Criolo sai de sua zona de conforto para o despertar de um álbum cheio de samba.

Na última sexta-feira de abril, dia 28, saiu o lançamento do quarto disco do rapper Criolo, intitulado como “Espiral de Ilusão”. Disponível em todas as plataformas digitais e com download gratuito no site, seu novo trabalho vem acompanhado por um material exclusivo a Revista Criolo vol 1, que conta com uma entrevista e as letras das dez faixas do disco, além de lindas fotografias.

Criolo foi muito influenciado pelo o que sua mãe ouvia e cantava, eram serestas, modas de viola e bastante forró. “E eu queria cantar, queria copiar a voz dela, copiar o jeito dela de canta. Então tudo começa ali.” (trecho retirado da entrevista disponível na revista Criolo vol 1).

Em seu novo disco, o rapper se inspira nas raízes do samba, e traz um trabalho surpreendente, e talvez bem diferente do que muitos esperavam. Consagrado pelas suas letras sobre a realidade social e por levar o rap para outro nível, onde o gênero deixou de ser tão marginalizado.

Apesar de haver algumas faixas que falam muito do nosso contexto social “complicado”, como vemos nos versos  do single “Menino Mimado”“Eu não quero viver assim a mastigar desilusão / Este abuso social requer atenção / Foco, força e fé, já falou um irmão / Meninos mimados não podem reger a nação” – esse é um disco que traz a cadência do samba na sua forma tradicional com músicas que falam de amor, desilusão, solidão e fé, mas também de alegria, como todo bom samba.

Um verdadeiro disco de samba, que reafirma a capacidade, ou diria o dom, das composições incríveis do Criolo.

Ouça: Criolo – “Espiral de Ilusão”

Pacóvios: Cultura independente de tudo!