Reconhecido por seu trabalho ao lado da banda Cachorro Grande, o músico Marcelo Gross lança seu segundo disco, o primeiro duplo da carreira.

Conhecer o rock gaúcho e nunca ter ouvido falar sobre Marcelo Gross é uma falácia, dentre seus principais feitos estão: um disco ao lado de Júpiter Apple“Plastic Soda” (1999) -, e quase 20 anos de muito rock ao lado da Cachorro Grande. Após quatro anos de seu primeiro trabalho como artista solo, “Use o Assento Para Flutuar”, ele retorna em disco duplo.

“Chumbo e Pluma” vem logo após a Cachorro Grande lançar um disco cheio de experimentações e com os pés fincados no eletrônico , o “Electromod que, para quem acompanha o trabalho dos caras desde “Baixo Augusta” (2011) não foi lá grande surpresa , mas causa certa estranheza em pensar que os caras são consagrados como uma das maiores bandas de rock do país.

Capa do single “Me Recuperar”.

Neste álbum Gross tem a difícil missão de se desligar de seu trabalho atual ao lado da Cachorro Grande e recuperar suas raízes do Rock and roll e Hard rock. Em “Me Recuperar”, segunda faixa de “Chumbo e Pluma” o músico viaja para os anos 60 em busca do rock efervescente que ele, há alguns anos, apresentou a minha geração.

São ao todo 21 canções, divididas em lado A – intitulado como “Chumbo” –  e lado B – este intitulado como “Pluma”. Nas primeiras nove músicas a poesia de Gross segue o ritmo de sua doce guitarra dedilhada com virtuosidade. Já na segunda metade do disco estão algumas baladinhas, destaque para “Morangos & Maçãs”, faixa que deixa transcender a influencia no clássico dos Beatles “Anthology 3” (1996).

Gross parece, finalmente, consegue imprimir sua real identidade musical em um trabalho solo, o primeiro, que apesar de muito bom, acaba sendo um disco denso e com cara de interminável. Em “Chumbo e Pluma” o artista parece mais a vontade para experimentar e fazer suas composições ganharem corpo do jeito que mais lhe agrada.

Ouça: Gross – “Chumbo e Pluma”

Produzido por Gross, Lucas Mayer e Clayton Martin.

Pacóvios: Cultura independente de tudo.