Hoje, dia 24 de Janeiro de 2017, completam 14 anos desde o adeus do nosso eterno Sabotage. Vamos relembrar essa data com uma playlist?

Era apenas uma manhã normal na selva de pedra. Às vésperas do 449º aniversário da cidade de São Paulo. Mauro Mateus dos Santos, como de costume, levou sua esposa Maria Dalva da Rocha Viana até o ponto de ônibus que se localizava na altura do número 1800 da avenida Abrão de Morais, na Saúde, Zona sul paulistana. Enquanto se despedia da esposa, avisou que estaria a caminho do Fórum Social Mundial, que aconteceria em Porto Alegre. Essas foram suas últimas palavras. Sabotage nunca chegou ao seu destino, mas suas letras continuam a ajudar pessoas a chegar ao destinos delas.

Sua passagem no rap foi meteórica, apenas um álbum em vida e centenas de letras que renderam no ano de 2016 um outro álbum, desta vez póstumo, caprichosamente produzido por Daniel Ganjaman (Informações apontam um álbum de 1997, chamado de “Supervisionando a Sociedade“, porém, não conseguimos encontrar o álbum em questão ou fontes confiáveis). Como um cometa, Sabotage passou, deixou sua luz reluzente e até hoje é glorificado. Não é raro encontrar homenagens ao Sabotage nos álbuns do Racionais, Trilha Sonora do Gueto, RZO, Criolo entre tantos outros. É impossível falar de rap nacional sem falar dessa figura inconfundivelmente carismática.

Nas ruas, a cada dez respostas sobre “Quais os melhores rappers do mundo?“, nove tem o nome do Sabotage, a outra chama ele de “Sabotagem” e ta tudo certo. Como não temos muitas maneiras de homenageá-lo, vamos fazer o que sempre fizemos de melhor: Escutar os sons do Maurinho! Nessa playlist, escolhemos 14 músicas, dos álbuns “Rap é Compromisso” e “Sabotage” de 2000 e 2016, respectivamente. Além destas, algumas músicas saíram da trilha sonora do filme “O Invasor“, cujo qual Sabotage atuou e trabalhou na trilha, juntamente com Paulo Miklos e outros grandes nomes do cinema e da música brasileira. Então aperta o play aí e curte um som de respeito:

 

Curtiu a publicação? Fique por dentro de tudo que está acontecendo nos Pacóvios pelo Facebook Oficial! Compartilhe com seus amigos!

Pacóvios: Cultura independente de tudo.