Olá pessoal! Finalmente estamos de volta com o quadro mais Nihon aqui do Pacóvios!

O Mangás da Semana tinha dado uma parada no último semestre do ano passado, mas agora voltamos com força total para mais uma temporada dessa viagem no tempo das séries animadas que fizeram e ainda fazem um baita sucesso, e que vocês tem que conhecer! Para voltar com tudo, à série de hoje é realmente uma viagem no espaço, conheça, ou relembrem de Space Battleship Yamato!

 

LINHA DO TEMPO – ANO 1973.

 

Uchu Senkan Yamato conhecido internacionalmente como Space Battleship Yamato e aqui no Brasil como Patrulha Estelar, foi criado em 1973 pelo produtor cinematográfico Yoshinobu Nishizaki, o projeto inicial proposto por Nishizaki passou por diversas revisões e brainstors, antes do resultado final. Space Ship chegou até ser intitulado de “Asteroid Ship Icarus” trazendo ao invés do icônico encouraçado espacial, uma tripulação viajando dentro de um asteroide espacial em busca do planeta Iscandar.

Porém a série realmente emplaca quando o escritor, roteirista e mangaká Leiji Matsumuto se junta à equipe de produção, e muitos dos conceitos e ideias do protótipo “Asteroid Ship Icarus”, foram abandonados.

A primeira série de TV de Ship Yamato foi produzida pela Academy Produtions e exibida pela Yomiuri TV de outubro de 1974 a Abril de 1975 totalizando 26 Episódios. A partir desse ponto, durante o decorrer dos anos, novas séries foram lançadas, dando continuação à história principal.

 

  • Space Battleship Yamato II – Produção – Academy Produtions – Exibido pela Yomiuri TV de Outubro de 1978 a Abril de 1979 – 26 Episódios.
  • Space Battleship Yamato III – Produção – Academy Produtions – Exibido pela Yomiuri TV de Outubro de 1980 a Abril de 1981 – 25 Episódios.
  • Space Battleship Yamato 2199 – Produção – Estúdios AIC (ep. 1-10) e Xebec (ep. 11-26) – Exibido pela JNN (MBS) em 2012 – 26 Episódios.

Space Battleship Yamato 2199

Como em muitos outros casos, novamente o mangá foi baseando na série de TV e não ao contrário. O Mangá intitulado Cosmoship Yamato foi escrito por Leiji Mastsumoto, e publicado na revista Adventure King pela editora Akita Shonen de novembro de 1974 até Abril de 1975, totalizando 3 volumes. A franquia ainda conta com diversos filmes, spin offs, OVA’s e até mesmo um filme em live action.

Enredo:

Space Battleship Yamato, conta a história da tripulação do Encouraçado (navio pesadamente blindado, e armado) Espacial Yamato, que foi adaptado para viagens espaciais no ano de 2199, a partir de um antigo encouraçado japonês chamado Yamato, massacrado e afundado durante a Segunda Guerra Mundial por volta de 1944. Até meados da data de 2199, seus destroços ainda estavam encalhados no fundo do oceano. O encouraçado espacial Yamato foi criado como a última esperança do Planeta Terra na batalha de resistência contra os ataques do planeta Gamilon.

A animação faz grande referência à marinha japonesa, o gigantesco navio de guerra Yamato apresentado na série, existiu e foi realmente afundando por um intenso bombardeio da Força Aérea dos Estados Unidos no dia 07 de Abril de 1945. A partir disso, á quem possa afirmar que os inimigos da série os Gamilons, seriam inspirados ou pelo menos uma referencia aos americanos.

A série é dividida em 4 grandes partes:

  • A Busca de Iscandar: A tripulação parte em busca do Planeta Iscandar, para encontrar a máquina que livraria a Terra de uma poderosa radiação emitida pelas bombas-meteoros lançadas pelo planeta Gamilon.
  • Cometa Império: Após o fim da guerra contra Gamilon, surge um novo inimigo, O Cometa Império, que ameaça novamente o planeta Terra.
  • Guerra de Polar / Crise do Sol: Consequências levam a uma ameaça fatal para o Planeta Terra, a tripulação então parte em busca de um novo planeta para a humanidade.
  • Yamato 2199 – Reconta a história, como um remake da série original.

Filmes:

  • Space Cruiser Yamato – 1977

Compactado da história original da TV.

  • Arrivederci Yamato – 1978

Compactado da segunda temporada da história original da TV, porém com um final diferente (e bem mais dramático).

  • Yamato: The New Voyage – 1979

Pode ser considerada uma extensão da segunda série para a TV.

  • Be Forever Yamato – 1980

Pode ser considerada uma extensão do último filme, Yamato: The New Voyage.

  • Final Yamato – 1983

Pode ser considerada uma extensão da terceira temporada da série de TV.

  • Yamato Rebirth (Ressurection) – 2009

Pode ser considerada uma extensão do último filme, Yamato Rebirth (Ressurection).

  • Space Battleship Yamato (Live Action) – 2010

Space Battleship Yamato (Live Action)

Live Action que reconta a história do inicio da série, a batalha do encouraçado espacial Yamato contra o planeta Gamilon. E a busca pelo planeta Iscandar.

Yamato também foi exibido no Brasil com o nome de Patrulha Estrelar, inicialmente na Rede Record até meados de 1981, quando a emissora brasileira pega fogo e passa os direitos de exibição da série para a queridinha TV Manchete, que entre os anos de 1983 e 1985, passou no programa da Xuxa (rs) Clube da Criança, e no programa Circo Alegre,  apresentado pelo palhaço Carequinha (rs).

A série começou a ser exibida pela sua segunda temporada Cometa Império, (ignorando a existência da primeira – Busca por Iscandar), que foi distribuída baseada na versão americana, que continham muitos cortes, e adaptações feitas, por conta da grande censura americana.

A terceira temporada, A Crise do Sol, a adaptação brasileira foi feita diretamente da versão Japonesa, por conta disso, foi exibida com as aberturas e encerramentos no idioma Japonês, e os nomes originais foram mantidos.

É isso ai pessoal, estamos chegando ao fim de mais uma edição, mas semana que vem estamos de volta com mais um mangá/anime que vale a pena conferir, até logo! Fui!

 

Até semana que vem!