STRAIGHT OUTTA BOMPTOM

A Noisey lançou esse ano uma websérie documental com 6 episódios sobre Compton. Nunca ouviu falar da cidade? Mas e N.W.A, The Game, Kendrick Lamar, Y.G, Tyga e Coolio? Se você ouve rap deve ter chorado só de ler esses nomes. Esses rapazes vieram todos de lá, mas vamos falar especificamente de um, Kendrick Lamar, é em torno dele que esse documentário gira.

Não fica boladx, eu não escrevi errado, é exatamente sobre Bompton que falamos. Bompton é como a Compton do lado Blood é chamada. A Bloods é uma das maiores gangues de Los Angeles (eles têm muitas) e é rival direta da Crips, as duas gangues afro-americanas disputam há anos pelos territórios de Compton e essa treta não é nada calma.

“NOIZEY Bompton” fala da quebrada de Kendrick apresentando alguns de seus amigos de infância mais chegados, das tretas de gang, dos impactos nas famílias e como eles lidam com as perdas da vida de gangsta. Tudo isso em 6 episódios de mais ou menos 6 minutos cada. A parada é bem gravada, tem imagens muito bem feitas e trilhas dignas de Lamar.

Mas o que esse doc tem de válido para nós desse lado do continente? Ele ajuda a quebrar essa visão de Disneylândia. A vida lá na gringa não é boa em todo canto como eles fazem parecer, cidades de maioria negra como Compton (ou até mesmo de maioria branca que foram afetadas pela crise, como Flint) tendem a sofrer com opressão policial, desemprego e altas taxas de criminalidade.

Não conhece o Kendrickão da massa? Ele só é o melhor e mais crítico rapper da atualidade, ganha mais grammy do que troca de cueca (são 13 ao todo). Clica nesse link e ouve a minha música predileta do menino, ela também fala da briga de gangues, de cultura negra americana e racismo, tá com as legendas pra você poder acompanhar (e se arrepiar, esse som é muito, muito, muito monstro…muito).

Sem mais delongas, vamos à playlist de videos do doc:

 

Achou massa? Compartilha esse post com os seus parças, curte nossa página do face e comenta se achar que faltou alguma coisa!